HardGam3r: Steam Deck é um console ou um pc?

update

clock


Pesquisar Neste Site

Tradutor



sábado, 9 de julho de 2022

Steam Deck é um console ou um pc?

O Aparelho steam deck da valve dona da loja de jogos mais conhecidos para pc's, foi lançado no mercado externo dia 25 de fevereiro de 2022, e ainda sem data para o lançamento oficial no brasil. Na versão mais barata de 64gb de um tipo mais basico de ssd (emmc) o steam deck sai por 399 dollares (aproximadamente R$2.000 sem impostos), porem tem versões com 512gb de (nvme) porem com o preço alto de 649 dollares (aproximadamente R$3.500 sem impostos). Ambos com impostos no final teria aproximadamente o preço do ps5 no brasil ou mais. Não o steam deck não é um console, e sim um notebook console. O preço do aparelho é um pouco alto por não ser um console, porem é um valor razoavel por um notebook console com a potencia um pouco inferior a uma gtx 1050.

O steam deck possui um sistema operacional baseado em linux, da valve. Porem já é possivel com um pouco de trabalho instalar a ultima versão do windows 11 pro no aparelho devido aos 16gb de vram compartilhada, cpu amd quadcore 8 threads semelhante a um i7 de segunda geração tem capacidade para rodar o windows 11 e ainda rodar os jogos de pc. Detalhe a versão de 64gb não é aconselhada para isso.

Nem tudo são flores, O steam deck possui hardware de notebook porem com uma placa grafica integrada de apenas 1.6 teraflops. Isso seria muito para um console portatil porem para um pc gamer é abaixo de um notebook gamer simples atual. A biblioteca principal de jogos são os de pc da loja steam logico, porem os jogos precisam estar no minimo de configuração para de fato rodar no steam deck, isso se ele rodar, pois muitos jogos ainda precisam de atualização para funcionar corretamente. Com o windows a compatibilidade é precisamente maior, o que evita a maioria de erros e travadas, porem uma parte maior de hardware é consumida pelo sistema operacional da microsoft deixando menos desenpenho para o steam deck. A ideia da valve em trazer um aparelho portatil para rodar seus jogos de pc é interessante porem eles erraram em alguns aspectos, por exemplo o tamanho exagerado do aparelho que ainda é maior que o gigante nintendo swicth na versão comum. Outra coisa foi o hardware, por mais que seja bom ainda é muito atrasado para rodar de fato jogos de pc, sem contar que essa area é melhor deixar para os notebook gamers devido ao preço e desenpenho alem de perder muitas funções por querer ser um console. Um console com um hardware parecido teria um aproveitamento muito melhor desses 1.6 teraflops e o valor não seria tão alto a ponto de alcançar um ps5.

Alguns usuarios estão usando o steam deck tambem para emular tudo que ja se emulava no pc ja que ele é um pc. Porem nada de milagres tudo que voce rodaria com uma gtx 1050 capada voce podera rodar nele inclusive com os mesmos erros travadas e limitações.

Comparação Atual

Para quem Acha que o Switch Lite é Pequeno



Um dia as coisas ja foram realmente portateis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é um gamer, um hardcore gamer, um fake gamer, ou um user , seja o que for se identifique e comente aqui. Obs, os comentários com spam podem ser removidos. Sem links, muitos símbolos, imagens, palavras inapropriadas, pois pode danificar o mecanismo de busca deste site.