quinta-feira, 26 de abril de 2018

Tudo Sobre; Rumor e Fatos PS5 e Novo PlayStation Portátil

Atualizado 10/03/2020




Atualizado 16/04/2019; Mark Cerny, arquitecto da PlayStation 4, falou finalmente sobre as especificações da PlayStation 5. Além de confirmar como retro-compatível com a PS4, Cerny disse que a PS5 estará equipada com um SSD que reduz drasticamente os loadings, o ssd adotado no devkit do ps5 foi comparado lado a lado no ps4 pro com o jogo spider-man, enquanto no ps4 pro o loading foi de 15 segundos o devkit do ps5 (em uma versão mais lenta) foi de 0.8 segundos, segundo Cerny esse ssd tem uma largura de banda muito superior a qualquer ssd de pc´s atuais, e falou ainda sobre as especificações. Segundo cerny o ps5 contará com CPU 8 core AMD 7nm Zen 2 baseada na terceira geração da gama Ryzen, uma GPU personalizada derivada da família Navi da Radeon. Mark Cerny confirmou a compatibilidade com Ray-Tracing, também incluirá uma unidade personalizada para áudio 3D que vai redefinir o que o som pode fazer num videojogo. Em parte ele confirma tambem compatibilidade a 4k nativo e suporte a 8k, além de ser compatível com os acessórios do ps4.

Atualizado 09/03/2019; Sony afirma que quer acabar com telas de Loading no ps5, "Um SSD de velocidade ultra-rápida é a chave para a nossa próxima geração. Nosso objetivo é fazer com que as telas de Loading sejam uma coisa do passado, permitindo que os desenvolvedores criem experiências novas e únicas de gameplay".


Atualizado; 24/05/2019 De acordo com as informações dadas pelo executivo Dominic Mallinson (Diretor de Tecnologia, pesquisa e desenvolvimento na Sony Computer Entertainment America) o PlayStation VR 2 poderia chegar ao mercado em dois modelos, com a conectividade sem fio sendo um dos grandes diferenciais. Mallinson também comentou brevemente sobre um dos possíveis recursos do VR, o rastreamento ocular.

Suposto Devkit ps5 e dualshock 5; 


Como a AMD mencionou em 2018, haverá um grande aumento de receitas no seu departamento de apu no verão de 2020, parece que é bem lógico também o que ela disse sobre uma queda de receita em 2019, pode indicar um ps5 saindo em breve.

Atualizado 03/05/2019; Depois dos kits de desenvolvimento do ps5 serem enviados, visualisamos mais informações pela internet. Segundo o insider Benji-Sales a gpu do ps5 pode ter algo em torno de 13 teraflops. Resta saber se o restante do hardware por completo será bem utilizado nos jogos e se esse rumor é verdade.

Atualizado 21/05/2019; Documento liberado no evento IR Day pela sony dia 21/05.

Atualizado 26/05/2019; AMD revela sua nova linha de cpu´s e gpu´s, ryzen zen 2 geração 3000 e navi rx geração 5000. Porém mais detalhes talvez somente na E3 2019.

Atualizado 22/08/2019; Imagem que vazou de patentes americana e brasileira pode ser realmente o do ps5. Um produtor de F1 2017 disse que essa seria a imegem do ps5 mas seria o DEV KIT exclusivo de desenvolvedores e é claro que a sony mudaria o design para o consumidor final. Teve tambem um comentário de um artista senior matthew stott "É um dev kit, temos alguns pelo escritório"



Atualizado; 26/09/19; Foi informado pela playstation que o console consumira em modo de suspensão 0.5w. Faz parte de uma iniciativa em conjunto com a aliança Playing for the Planet, que deve aparecer também no evento Climate Summit da ONU.

Atualizado; 29/09/19; Patente revela possível chegada de assistente de voz com Inteligência Artificial ao console. De acordo com "Daniel Ahmad", que vazou a informação em seu "Twitter", a patente mostra que esse novo sistema pode se chamar PlayStation Assist (PSA), que vai ter uma funcionalidade semelhante com a de outros assistentes que existem no mercado, como o Google Assistente e a Siri, porém, vai ser mais focado em jogos, criando formas de aprimorar a usabilidade do console.

Atualizado; 03/10/2019; Vazamentos mostram que o console pode trazer uma câmera integrada de alta resolução. Foi vazado no Gizmodo que a nova versão do kit de desenvolvimento tem o codinome prospero.

Atualizado 08/10/2019; Divulgado oficialmente pela playstation o ps5 chegará no final de 2020. De acordo com um jornalista do wired que testou o prototipo do ps5 o dualshock 5 terá microfone embutido vibração aperfeiçoada bateria maior e usb tipo c. O hardware foi confirmado e o designer confirmou o suporte via hardware a ray tracing.

Atualizado 19/10/2019; Vazou no twitter de benji-sales uma foto que parece ser uma foto real do ps5 dev kit.

Atualizado 10/11/2019; A Sony Interactive Entertainment patenteou recentemente um novo tipo de cartuchos, cuja finalidade ainda não foi confirmada oficialmente. O responsável pelo design é Yujin Morisawa, design de arte sénior na SIE e responsável por todos os produtos associados à marca PlayStation, e a patente foi registada pela mesma companhia que registou a patente do dev kit da PS5. Foram encontrados dados na patente que indicam um armazenador de dados com 12 pinos alguns rumores dizem que acessório seria para um novo playstation portátil.

OBS; Dia 25 de novembro foi revelado que essa patente seria na verdade para um brinquedo da sony chamado toio. O cartucho que anteriormente usava um cartucho diferente que quando foi patenteado tambem deu o que falar nas mídias por que muitos pensaram que seria um cartucho para um novo playstation portátil.





Atualizado 18/11/2019; hoje foi encontrada uma patente da sony que supostamente seja do dualshock 5, ainda sem confirmação se vai ter uma tela touch no lugar do touchpad, mas parece muito semelhante ao dualshock 4. Acredita-se que o ps5 e seus segredos ira ser revelado na playstation meeting 2020 em 12 de fevereiro.




Esquerda dualshock 5 direita dualshock 4


Atualizado; 30/11/2019; Através do ResetEra, surgiram imagens que nos parecem mostrar pela primeira vez o dev kit da PS5 num estúdio.


Atualizado 10/12/2019; Masayasu Ito, vice presidente executivo de engenharia e operações hardware na SIE disse que o tradicional ciclo de 7 a 10 anos não mais é viável pois significaria que as companhias não conseguem acompanhar a rápida evolução da tecnologia, algo que apenas pode ser abordado com um modelo mais poderoso a meio do ciclo.

"É mesmo, no passado, o ciclo de uma nova plataforma era de 7 a 10 anos, mas tendo em conta o rápido desenvolvimento e evolução da tecnologia, é realmente um ciclo de 6 a 7 anos para a plataforma."

"Mas ao fazer isso, o ciclo de vida da plataforma, devemos ser capazes de mudar o hardware em si e tentar incorporar avanços na tecnologia. Foi esse o pensamento por detrás dela e o teste desse pensamento foi a PS4 Pro, lançada a meio do ciclo da PS4."

Dando a entender que poderá ser lançado apos alguns anos a versão pro do PS5.


atualizado; 06/01/2020; dia 06 de janeiro a sony apresenta no seu evento da ces2020 o logo oficial do ps5 sem mais detalhes. Rumores indicam que o ps5 será apresentado em fevereiro.




Atualizado 27/02/2020;

Uma patente registrada pela Sony no World Intellectual Property Organization descreve a aplicação de uma tecnologia de carregamento wireless.

Ainda não se sabe se será aplicado essa patente no controle do ps5.





Atualizado 10/03/2020; 

No site do japão da sony foi divulgado algumas especificações do ps5.

*PS5 Será equipado com SSD personalizado para acesso a alta velocidade
*Equipado com chip personalizado AMD
*CPU: x86-64-AMD Ryzen “Zen2”, 8 núcleos / 16 threads
*GPU: mecanismo gráfico baseado em AMD Radeon RDNA1 (Radeon DNA )
*Processador de Audio 3D
*Suporta saída de resolução de até 8K em jogos
*Projetado para compatibilidade os títulos da PS4 e do PS4 VR
*Blu-ray Ultra HD com suporte até discos de 100GB
*Controle com tecnologia háptica

Não se sabe o design ou se ainda tem mais segredos no hardware como uma possivel retrocompatibilidade com outros playstation ou mais. Com o tempo a sony ainda pode revelar mais em algum possível evento.



Noticia anterior as confirmações de cerny; 

Chegamos a conclusão que tem grande chance de novos playstation ser anunciado no começo de 2020 e lançado no final de 2020, um de mesa e um portátil. O Playstation 5 usaria como disco o Blu-Ray 25gb/50gb e XL de 100gb. Existem rumores que indicam que o dualshock 5 terá uma tela touch onde se encontra o touchpad do dualshock 4, o controle e a bateria serão todos aperfeiçoados e ganhara um design mais elegante, e que teria uma câmera simples no joystick para diversos usos.

Especificações;

+10TFLOPS, facilidade para os desenvolvedores, um sistema operacional otimizado ao máximo,  16GB de vram em gddr6, um cpu octacore de aproximadamente 3ghz e gpu com aproximadamente 4.000 núcleos otimizados pela amd.

Existe rumores ainda maiores que indicam que será usado um processador amd ryzen aprimorado para o ps5 e placa de video navi 7nm alterada desenvolvida pela amd. O PS5 teria capacidade elevada para os componentes usados devido a overclocks altos, e uma gpu superior que o tornaria capaz de exibir resoluções 4k 120fps mantendo esse valor em jogos pesados e leves, com opção para escolher entre frame rate ou resolução. Teria upscaling para 8k 30 fps, (provavelmente as resoluções nativas UHD de 8K ou mais, somente na decima geração),  (é muito provável que permanecera no limite de frame da HDMI 2.1). Teria retrocompatibilidade com jogos e discos do ps4 somente. O PS5 já vai ter compatibilidade para o playstation vr atual e suporte interno para um novo modelo do playstation vr com resolução (1920x1080+1920x1080) oled que teria opção para jogar com fio ou sem fio. 

Preço;

O valor do ps5 poderia custar em média de 499 a 599 dollares no lançamento na versão mais em conta.

Patentes registradas pela sony;

*Remasterização por emulação; remasterização de texturas de jogos antigos, substituindo-as em tempo real com versões atuais.
*CPU ID; é criado uma CPU ID que irá emular as características do sistema original, permitindo o funcionamento no PS5.
*Simulation of legacy bus operation for backward compatibility; uso de emulação, também usando comunicação entre diferentes dispositivos internamente. Isso abriria possibilidade de qualquer jogo lançado em todos os consoles possa ser rodado no console.
*PlayStation VR Wireless; iria permitir compatibilidade sem fios com o novo playstation vr.
*I.A.; aprender os hábitos dos jogadores que o usam, personalizando a experiência de jogo para se adequar melhor ao proprietário do aparelho.



Conceito Playstation Portátil 

O Novo playstation portátil teria mais de 1 teraflops enquanto os smartphones e outros portáteis ainda estarão em gigaflops, teria a capacidade de manter todos os seus títulos a no minimo a 60 fps, seus jogos mais pesados ultrapassaria os 20gb facilmente enquanto a concorrência ainda estaria em média de 1 a 5gb em smartphones e 5 a 15gb em consoles portáteis (o que daria força para uma mídia nova em cartuchos mais avançada e rápida que a maioria de cartões de memoria, sendo assim o lançamento de um novo tipo de cartão de memoria exclusivo para os jogos digitais da playstation store) e garantiria um gta da sétima geração disponível para o portátil. Esse playstation teria função de vibração dualshock, e os botões extras L2, R2, L3, e R3. Esse console pode ser outro nada barato, pois esse novo playstation portátil pode custar em média 299 a 399 dollares em seu lançamento. Afinal como já foi dito aqui com o ps4, Rumores e fatos! ou seria mais uma pedra no sapato?...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é um gamer, um hardcore gamer, um fake gamer, ou um user , seja o que for se identifique e, comente aqui. Obs, os comentários com spam podem ser removidos. Sem links, muitos símbolos, imagens, palavras inapropriadas, pois pode danificar o mecanismo de busca deste site.