HardGam3r: Blu-Ray vs DVD vs Netflix vs Youtube vs Games Stream etc...

update

clock


br

Paginas

Pesquisar Neste Site

Tradutor


sábado, 23 de abril de 2022

Blu-Ray vs DVD vs Netflix vs Youtube vs Games Stream etc...

Se você ja se perguntou para que vou adquirir um disco dvd, blu-ray, blu-ray UHD se o netflix e youtube já tem 4k e até 8k, a verdade é simples qualidade final, um dvd 480p (SD) da decada de 90 pode ter em alguns casos mais qualidade que o netflix 1080p ou youtube 1080p. Mas essa diferença não pode ser notada facilmente, geralmente a maioria só quer assistir o conteudo e não ficar nessa de detalhes, porem para olhos treinados e aficionados por tecnologia isso é instantaneamente notado.

Por exemplo voce pode passar anos com a assinatura basica (SD) do netflix em uma tv 1080p de até 42" porem se voce tiver uma tv maior ou mudar o sofa para mais proximo a tv voce com certeza ira notar uma imagem mais borrada, para os desavisados automaticamente pensaria 'preciso de uma tv 4k' claro que boa parte das pessoas assinam serviços 1080p para cima. Mas os serviços de stream não fornecem a qualidade real das resoluções mencionadas por eles mesmo pois o nome HD ou 4K chamam mais a atenção e eles simplesmente te enganam baixando o bitrate dos videos. Um video 4k com bitrate baixo na verdade é um video 1080p HD ou seja metade da resolução, assim como um video 1080p (HD) com bitrate baixo é na verdade a resolução do DVD (SD) 480p.



*Vamos ver essa diferença em (dados por segundo); 

Um dvd (480p WideS. SD) tem um bitrate de aproximadamente 7 Mb por segundo, enquanto os serviços de video online possui 5 Mb/ps para  (1080p FHD). Já o blu-ray comum (1080p FHD) possui 40 Mb por segundo.

Um blu-ray (4K UHD) possui 128 Mb por segundo de bitrate, enquanto os serviços de video online na resolução (4K UHD) possui 17 Mb por segundo,

Blu-ray (8K FUHD), Não existe disco que armazene tantos dados ainda, no youtube (8K FUHD) o bitrate atinge 22 Mb por segundo. 



*Videos online geralmente são comprimidos 20x o tamanho do arquivo original, tanto netflix, quanto youtube e outros serviços de stream. (Tamanho do arquivo);

Enquanto um dvd (SD) tem 4GB a 8GB o stream (SD) tem 400 a 800MB.

Um blu-ray normal (FHD 1080p) possui 25 a 50GB no stream (FHD 1080p) 1GB a 2GB. 

Um blu-ray (UHD 4K) possui 66 a 100GB, o stream (UHD 4K) possui de 3GB a 6GB.

Blu-ray (FUHD 8K) ainda não existe pois o disco blu-ray só vai até 128GB e precisaria de pelo menos 170GB , ja no stream (FUHD 8K) possui 6 a 12GB.



Nos dados da para saber que tem muita diferença mas e na pratica voce conseguiria notar a diferença? Veja a imagem abaixo (HD).


Claro que não é todos que vão reparar nesses detalhes, mas vamos mostrar mais. Os serviços de video online como netflix exibem apenas 23 fps nas resoluçoes sd, hd ou uhd, enquanto o dvd fica em 30 fps e no caso da europa 25 fps. Um blu -ray comum e uhd exibe 60 fps. Claro que tem serviços como youtube que te diz que esta exibindo 60 fps porem como depende da internet uma variação de ping de menos de 10% pode fazer um drop desses fps para menos de 60 sem contar que a qualidade é sempre inferior. Teóricamente uma internet de 100 Mb de download poderia exibir um video 4k real porem se o ping fosse 0 ms, e isso é quase impossivel, uma internet de 200 Mb poderia exibir videos em 4k real mesmo com ping maior que 50ms mas isso é inviavel para qualquer servidor do mundo. Claro existem serviços como disney plus que fornecem 40Mb de bitrate na resolução 4k, e o serviço de stream exclusivo para smart tvs sony bravia que fornecem até 80Mb de bitrate em resoluções 8k, porem são serviços que garatem que atinge essa velocidade e qualidade maxima se a internet for muito boa, ou seja ping abaixo de 10ms e T/1000 ou seja internet de 100Mb para cima conhecida por atingir até 1 gigabit por segundo. Lembrando que quanto mais usuarios o serviço tem mais o bitrate é reduzido para o servidor não cair. Outro detalhe importante é que devido a pandemia o bitrate dos streams com mais usuarios foi reduzido de 7Mb para 5, e 20Mb para 17, e 25Mb para 22Mb. 

Na teoria seria necessario 5 Mb para video 1080p porem a internet possui muita variação de ping, usando a tecnologia de compressão e servidores atuais 25 Mb (5x mais) é necessario para HD 1080p fluido, Se seu disco rigido não roubar latencia e seu ping estiver muito bom seria necessario 1 Mb na especificação T/1 (velocidade igual para upload e download) para um smartwatch assistir um video SD ou ver netflix na resolução 480p. Portanto por muito tempo as midias em disco são e serão melhores que stream.

Obs; Isso tudo também é valido para jogos por stream, porem com muito mais perdas de qualidade devido a tempo de resposta e jogabilidade, alem de confiabilidade...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é um gamer, um hardcore gamer, um fake gamer, ou um user , seja o que for se identifique e comente aqui. Obs, os comentários com spam podem ser removidos. Sem links, muitos símbolos, imagens, palavras inapropriadas, pois pode danificar o mecanismo de busca deste site.

Experimente A Versão Completa Para Computadores.