Tabela Console ID



Gerações e identificações de potencial resumido de forma fácil. id sobre todos os consoles de games que marcaram e ainda detonam nas telas pelo mundo. 

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Console Id 2021

Tabela Com As ID de Todos Consoles Da Onda Gamer

Atualizada 16/01/2021


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Qualidade máxima atual em um disco de jogo;

Pc;
1* Cd; 700 MB
2* Dvd; 4.7 GB
3* Dvd9; 8 GB
4* download de até 250 GB

Vídeo Game;
Blu-ray sl dl tl ql ou da mesma tecnologia;
1* 1 blu-ray de 25 GB.
2* 1 blu-ray de 50 GB.
3* 2 blu-ray de 50 GB. (100 GB)
4* 1 blu-ray UHD de 100 GB.
5* 2 blu-ray UHD de 100 GB. (200 GB)
6* 2 blu ray UHD de 100 GB + Atualização Online 50 GB. (250 GB)
6* Download de até 250 GB.

SmartPhones;
Somente por Dowload; até 10 GB.

Vídeo Game Móvel;
1* Cartucho; até 32 GB. (Por Enquanto)
2* Download até 32 GB.

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Obs; não se iluda com as versões de consoles da oitava geração pois as empresas não usa o potencial desses consoles para gráficos e melhorias extremas a não ser resolução e frames e raramente texturas. Por isso o gráfico mínimo que uma empresa pode trabalhar é o que realmente conta nessa questão. Por exemplo o ps4 pro não pode fazer melhorias gráficas extremas pois o jogo não rodaria no ps4 padrão, sendo assim esta limitado a potencia do ps4 normal que é de 1.8 teraflops e 176gbs por segundo. Resultando no console mais potente da oitava geração. A Desculpa de que um jogo no ps4 pro é atualizado com mais gb de dados, é somente resolução e raramente texturas, o mesmo serve para o xbox one x.

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Obs; na nona geração, o xbox series x usa qualidade gráfica de nova geração porém o series s tem gráficos bem reduzidos comparado a nova geração. Nesse caso os jogos passam por um downgrade gráfico para funcionar no series s. No ps5 na versão mais barata continua a renderizar gráficos na potencia da mesma geração pois não há potencia reduzida nem velocidade perdida.

Potencia em Bits =  é interface da memoria com exceção da sexta geração para baixo que significava a potencia bruta do console. Agora usamos Flops e estamos na geração de mesa em mais de 10 teraflops e portátil aproximadamente 150 a 400 gigaflops (0,1 a 0,4 teraflops).

Obs; a largura de banda dos equipamentos entre outros está na tabela

O custo beneficio/potencia para a posição de cada aparelho na tabela foi considerado em dólar.


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(2020)(Sony)PlayStation 5 - ( 4 vibra ativo em jogos / gatilhos adaptaveis / touch  / sensor de movimento / microfone embutido. 25/50/66gb - blu ray, 100gb blu ray UHD XL / Sensor de movimento em todos acessórios / realidade virtual / reprodução remota fullhd min. ) 8k resolução upscaling com hdr dolby vision / dolby atmos / dts x. (120fps 4k) (30fps 8k upscaling), hdmi 2.1,  retrocompatibilidade com + de 99% discos de ps4 (por enquanto apenas 10 dos aproximadamente 4.000 jogos não funcionam) / ssd modificado para alta velocidade instantânea, velocidade acima do nvme mais rapido do mundo. 256BIT´S cpu x86(32bits) x64(64bits) - Potencia fixa largura de banda (448gbs), 10.3 teraflops, SSD 5.5GB/ps , máximo 9GB/ps em arquivos específicos, Console mais rápido da geração consequentemente com melhores texturas por segundo e mundos mais detalhados em jogos feitos para ssd - (PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv), (possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv). Aparentemente o PS5 terá gráficos superiores ao XBOX Serie X mesmo sendo 1.7tflops a menos devido a velocidade da memoria e do ssd. Preço médio do SSD Interno Secundário Removivel 1TB = R$ 1.000 (Link Aliexpress). Aguarde a atualização que vai reconhecer ssd nvme secundário pelo slot interno em breve.

(2020)(Microsoft)Xbox Series X 4 vibra ativo em games, SSD interno não removivel 1TB 4k resolução nativa, hdr dolby vision (filmes 4k 8k reproduz bd xl de 100gb) (12bits de cor)/dolby atmos/dts x, hdmi 2.1 retrocompatibilidade com discos de xbox, xbox 360 e xbox one (120fps 4k) (30fps 8k upscaling) ssd nvme320BITS cpu x86(32bits) x64(64bits)- Largura de banda variável, boa parte da memoria usa largura de banda inferior ao PS5 (336gbs), 12 teraflops, SSD 2.4GB/ps, máximo 4.8GB/ps em arquivos específicos  (xbox live - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar). Teoricamente sua gpu o torna o console mais poderoso da geração porem o desempenho é inferior ao PS5 pelo conjunto de hardware. Preço médio do SSD Externo 1TB = R$ 2.300 (Proprietário)

(2020)(Microsoft)Xbox Series S 4 vibra ativo em games, SSD interno não removivel de 512gb, 2,5k resolução nativa, hdr dolby vision, não possui leitor de discos, (filmes 4k stream) (12bits de cor)/dolby atmos/dts x, hdmi 2.1 (120fps 2,5k), ssd nvme proprietário128BITS cpu x86(32bits) x64(64bits)- Largura de banda variavel, boa parte da memoria usa largura de banda inferior ao PS5 (224gbs), 4 teraflops, SSD 2.4GB/ps, máximo 4.8GB/ps em arquivos específicos  (xbox live - necessário pagar para jogar online), (necessário download para jogar). Preço médio do SSD Externo 1TB = R$ 2.300 (Proprietário)


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nona geração de Consoles, Iniçia-se a entrada dos video game´s no ramo ssd, incia uma nova categoria com jogos mais ricos em detalhes, maiores e muito rápidos. Velocidade é a característica dominante, além de iniciar verdadeiramente as resoluções 4k 60 a 120fps em jogos e realidade virtual em 2k a 4k.
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(2017)(Microsoft)Xbox One X - 4 vibra ativo em games, 4k, maioria quadhd e fullhd resolução nativa, hdr dolby vision (filmes 4k limitado a 50gb não reproduz bd xl de 100gb) (12bits de cor)/dolby atmos/dts x , *30 a 60 fps mas simula 120fps em 4k , hdmi 2.1 384BITS cpu x86(32bits) x64(64bits)- 326gbs 6 teraflops -  (xbox live - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

(2016)(Sony)PlayStation 4 Pro - (2 vibra ativo em games / touch / 50gb bluray dual layer para textura / Sensor de movimento em todos acessórios / óculos de realidade virtual 2k 120FPS / reprodução remota 540p min.) Não reproduz filmes 4k somente 1080p a 50 gb não reproduz bd xl de 100gb 4k, maioria quadhd e fullhd nativo para resolução com hdr *30 a 60fps reais 256BIT´S cpu x86(32bits) x64(64bits) - 218gbs 4,2 teraflops -(PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar)(alta velocidade de instalação), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv),(possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv).


(2013)(2016)(Sony)PlayStation 4 / Playstation 4 slim (2 vibra ativo em games / touch / 50gb bluray dual layer para textura / Sensor de movimento em todos acessórios / óculos de realidade virtual 2k 120FPS / reprodução remota 540p min.) Não reproduz filmes 4k somente 1080p a 50 gb não reproduz bd xl de 100gb. Resolução hdr *30 a 60 fps reais 256BIT´S cpu x86(32bits) x64(64bits) - 176gbs 1,8 teraflops -(PlayStation Plus - necessário pagar para jogar online), (necessário a cópia no hd e disco para jogar)(alta velocidade de instalação), (Possível jogar quase todos jogos sem a tv),(possível configurar algumas funções e usar quase todas funções sem a tv).

Pc Gamer Atual com o valor de custo aprox. do ps4 - 256BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

Notebook Gamer Atual com 2x o valor aprox. do ps4 - 256BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

(2016)(Microsoft)Xbox One S - 4k uhd e quadhd resolução e hdr dolby vision/dolby atmos/dts x 30 a 60 fps mas simula 120fps em Fullhd ou quad hd. (filmes 4k limitado a 66gb não reproduz bd xl de 100gb) (12 bits de cor), 4 vibra ativos em jogo. 256BITS cpu x86(32bits) x64(64bits) - 68gbs 1,4 teraflops - (xbox live - necessário pagar para jogar online), (assim como o PlayStation, também possui vibração dupla na maioria dos joystick's), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

(2013)(Microsoft)Xbox One - Full hd resolução, dolby atmos/dts x 30 a 60 fps. Não reproduz filmes 4k somente 1080p a 50 gb não reproduz bd xl de 100gb. 4 vibra ativos em jogo. 256BITS cpu x86(32bits) x64(64bits) - 68gbs 1,30 teraflops - (xbox live - necessário pagar para jogar online), (assim como o PlayStation, também possui vibração dupla na maioria dos joystick's), (necessário a cópia no hd e disco para jogar).

PlayStation Now (jogos online por stream, ps4, ps3, ps2 / títulos limitados)

SmartPhones,Tablet's Atuais (Versões Premium de 2019 em diante, em média a quase 2x o valor do console lider da tabela) , 128BIT´S -  (necessário download na memória para jogar), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). de 500 gigaflops a 1.2 teraflops.

Ultrabook i7 Gamer com 3x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

(2019)(Asus) SmartPhone Gamer ROG Phone 2 - 128BIT´S (3 vezes o preço do ps4 no mínimo) (necessário download na memória para jogar), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). 730 gigaflops

(2018)(Asus) SmartPhone Gamer ROG Phone - 128BIT´S (3 vezes o preço do ps4 no mínimo) (necessário download na memória para jogar), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). 727 gigaflops

(2015)(Nvidia e Google)(Meio Console, meio android) Nvidia Shield Tv- 128BIT´S 512 gigaflops - (necessário download na memória para jogar)

(2017)Nintendo Switch (2 vibra ativo em jogos no modo normal e portátil, baterias independentes em cada joy con, bateria principal 4 Ah) 128BITS - 157 gigaflops (portatil) , 393 gigaflops (console de mesa) - (Possível jogar sem a tv), (possível configurar e usar quase todas funções sem a tv). 

SmartPhones,Tablet's Atuais, (com valor aproximado de um ps4) 128BIT´S -  (necessário download na memória para jogar), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos). de 80 a 370 gigaflops


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oitava geração de Consoles, Iniçia-se a revolução smart dos video game´s.
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(2006)(Sony)Playstation 3 - (3d estereo ativo 720p / 2vibra activo em jogos) (todos discos PS1 PS2 PS3 , modelos cecha-ceche / todos botões com sensor de pressão / reprodução remota 472p min.) 7.1 dolby dts *1080p, maioria 720p nativo. Não reproduz filmes 4k somente 1080p a 50 gb não reproduz bd xl de 100gb.*(disco 50 gb dual layer em bluray para textura) playstation Display 240fps *(sensor de movimento) *(2 gatilhos analogicos) - 128BIT´S - 25gbs 228 gigaflops (opção de memory card online),

Notebook Com Gpu Física e 2x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

(Microsoft)Xbox 360 - 128BIT´S - 20gbs 240 gigaflops (xbox live - necessário pagar para jogar online).

Jogos Online por Stream (Smart TV'S, dispositivos preparados para stream de jogos diversos)

Ultrabook i7 e 2x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

Tablet´s pc´s(tabletbook) Microsoft Surface Pro (Low power i7 sexta geração) - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

Nintendo WiiU - 128BIT´S - 176 gigaflops (Possível jogar sem a tv), (possível configurar e usar quase todas funções sem a tv).

(2013)(Microsoft/Nvidia e Google)(Meio Console, meio android) Nvidia Shield - 128BIT´S 96,8 gigaflops- (necessário download na memória para jogar)

(2011)(Sony)*PSVita (2015)PlayStation Tv (2013)PSVita Tv (obs; sem receptor de tv) - 128BIT´S 28,4 gigaflops - (necessário a compra do modelo de mesa para ligar a tv). (modelo de mesa não pussui tela e painel secundário, falta botoes para jogar),(Remote Play - 'ps3,ps4' Joystick Remoto em quase todos jogos do ps4 e igual ao psp no ps3/sem acesso a maioria de app's), (modelos de mesa dualshock 3).

Nintendo Wii - 128BIT´S - 12 gigaflops

Ultrabook i3 e 2x o valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

Online Games Stream, Smart Tv's Stream Games, etc...


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Começa a disputa por melhores desenvolvedoras e rendimento gráfico, super gpu´s
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(2001)(Microsoft)Xbox - 128BIT'S - 20 gigaflops (xbox live - necessário pagar para jogar online, nos poucos jogos que tem acesso a internet), (banda larga para multijogador online e loja de jogos digitais) (dolby 5.1).

Notebook Atual com valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

Tablet´s pc´s(tabletbook) Microsoft Surface (Sem gpu fisica) - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

(2001)Nintendo Game Cube - (dolby prologic 2 4.1) 128BIT´S - 9 gigaflops

(2000)(Sony)Playstation 2 - (2003)PSX, xmb ps2 tv, raro console europeu. *receptor de tv psx ,(som fibra ótica), (2vibra ativo em games / todos os botões com sensor de pressão / cartão de memória para fases em jogos / dolby prologic 2 4.1) *(todos discos ps1 ps2) *(todos botões com sensor de pressão) *(multi botão r3 l3) *(Web cam com sensor de movimento)- 128BIT´S - 6 gigaflops

(2011)Nintendo 3ds - *(3d basico por angulo) 128BIT´S 4,8 gigaflops

Netbook Atual com valor aprox. do ps4 - 128BIT´S (necessário a cópia no hd, dispositivos e softwares extras para jogar).

(1998)(Sega)Dreamcast - *(2 botões analógicos magnéticos,) *(internet discada para multijogador online), 128BIT´S  1,4 gigaflops 

(2004)(Sony)PSP - '(2009)psp go(suporte dualshock 3 via bluetooth)' *('1 analogico' ) - 128BIT´S - 2,6 gigaflops (Remote Play - 'ps3', Joystick Remoto em poucos jogos, mas completo no menu e multimídia/sem acesso a maioria de app's).

(2011)(Sony)Xperia Play and.4.0 - SmartPhone + alguns poucos jogos de PS1 e android games etc... (touch, sensor de movimento / giroscopio acelerometro) '(joystick normal + 2 analogicos touch digital'), (Remote Play - Joystick Remoto Básico). - 128BIT´S - 1gbs

(2004)Nintendo Ds / lite / etc... - 128BIT´S 600 megaflops


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A partir daqui a guerra por bit começa a mudar...
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'''64D...
(1996)Nintendo 64 e 64DD  64BIT´S - 250mbs (com todas as expansões e perifericos.)

64DD - ''' que seria dois n.64 de cpu de 32b cada, e com entrada para cartuchos magnéticos de 64mb.(não obteve sucesso)..


SmartPhone,Tablet normal - 64BIT´S. (necessário download na memória para jogar), (necessário dispositivos e softwares extras para jogar em alguns casos).

(1994)(Sony)Playstation 1 - *( 2 analógico, 2 vibra ativo em games, grande biblioteca de jogos, primeiro console a usar toda potencia do 32 bits em vídeo games com jogos de até 700 mB ) *(memory card) 32BIT´S

(1994)Sega Saturn - 32BIT´S

(2001)(Nintendo)Game Boy Advance / ou g.b.a.SP... - 32BIT´S

'''S.Cd...

'''H.N.G.64...

(1991)Super Nes(US),(1990)Super Famicon(JP) ou Super Nintendo - 16BIT´S

Sega Genesis ou Megadrive e sega cd - 16BIT´S

Sega cd - ''' mini mega drive com jogos de 1 a 8mb gravados em cd.(mega cd - dispositivo de expansão para o mega drive - 1 mega driver  + 1 mega driver, 16bit + 16bit. (não obteve sucesso).

(Snk)Neo Geo - Neo Geo Cd  e Neo Geo Pocket (color) - 16BITS´S

Hyper Neo Geo 64 - ''' (neo geo duplo em um chip processado por um único chip de 64 bit Com cartuchos de aprox. 1gb)...(não obteve sucesso).


(1985) (1991)(Sega)Master System 1,2 ,3 e 3 super compacto sem fio - 16BIT´S

(dec.90) Celulares java - 16BIT´S (necessário download na memória para jogar).

(1998)(Nintendo)Game Boy Color - 08BIT´S


(1990)Sega Game Gear - 08BIT´S

(1989)(Nintendo)Game Boy pocket - 08BIT´S

(1985)Nintendo/ ou Nintendinho - 08BIT´S 

(dec.80 e 90) Celulares MonoCromáticos - 1BIT´S (somente os jogos da memória)

(1977)(Atary Inc.)Atary 2600 - 08BIT´S Parcial

(1972)(Magnavox)Odyssey - ?

(dec.60 e 70) Telefone Móvel ?Bits *(1miniVibra) (nenhum jogo fabricado, sem tela)


(1958)(Brookhaven National Laboratory)Tennis for two in 'video game' - ?


















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Uma Visão Rápida das gerações de consoles


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9º Geração 
(potencia ultrapassa em parte 10 teraflops e 4k, e mudam de hd para ssd de ultima geração)


PlayStation 5 ( + 10TFlops) (4k / ssd / rt completo opcional)
Xbox Series X ( + 12TFlops) (4k / ssd / rt completo opcional)

Xbox Series S ( ~ 4TFlops) (2,5k / ssd / rt reduzido opcional)
Nintendo Switch (0.1TFlops) (2k ~ 1k)

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8° Geração
(potencia muda em parte para teraflops)


Xbox One X ( ~ 6TFlops) ( ~ 4k) (A Diferença esta nos fps do ps4pro entre 5 a 10 fps a mais)
Playstation 4 Pro ( + 4TFlops) ( ~ 4k)

PlayStation 4 (1.8 TFlops) (A Diferença esta nos fps dos xbox one entre 3 a 10 fps a mais)
Xbox One S (1.4 TFlops)
Xbox One (1.3 TFlops)
Nintendo WiiU (gigaflops)
PSVita (gigaflops)
Nintendo 3ds (gigaflops)

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7° Geração - 128 bit´s 
(Potencia muda em parte para gigaflops e texturas em parte mudam de dvd 8gb para blu ray 50gb)


Playstation 3 (50gb, Textura Superior ao Xbox 360) Desempenho Superior ao restante da geração
Xbox 360 (8gb) Desempenho Superior ao restante da geração

Nintendo Wii (4,8gb)
PSP
Nintendo ds (megaflops)

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6° Geração - 128 bit´s


Xbox (Diferenças Inconsideraveis)
Playstation 2 (Diferenças Inconsideraveis)
Nintendo Game Cube (Diferenças Inconsideraveis)


Dreamcast (Desenpenho Inferior ao restante da geração)
Game Boy Advance, Sp, Micro (32 bits) (Desenpenho Inferior ao restante da geração)

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5° Geração - 64 bit´s


64DD
Nintendo 64
Hyper Neo Geo 64 
Game boy color (8 bit)

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4° geração - 32 bit´s


Sega saturn
Sega cd
Neo geo
Playstation
Game boy pocket (8 bit)
Game gear (8 bit)

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3° Geração - 16 bit´s


Super Ness
Mega Drive
Master system

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2° Geração - 8 bit´s


Nintendo 


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1° Geração - 8 bit´s parcial


Atari 2600
...
...

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O Inicio 


"Tennis For Two" (primeiro jogo da historia) 1958



A máquina fazia uso de um osciloscópio de uso na eletrônica como tela do jogo. O Jogo foi inicialmente Construído em um laboratório por uma grande maquina inventada pelo fisico cientista militar William Higinbotham - ajudou a criar o timer da bomba atômica e foi contra a proliferação de armas nucleares e defendia o uso consciente da tecnologia nuclear da mesma (faleceu aos 84 anos em 1994 no mesmo ano do nascimento da PlayStation), e mais tarde fabricada em forma do (primeiro console da história "Magnavox Odyssey" 1972), Os cartuchos de jogo eram na verdade jumpers feito só para rodar esses tipos de combinação de dados, O Primeiro videogame o magnavox só renderizaria os dados, já que grande parte da população já tinha a tv porem segundo alguns site só funcionava com tvs da magnavox. Que na época só tinha uma cor e dependia do fabricante. toda verde ou azul claro ,verde escuro etc... , a tela tinha um formato bem arredondado que lembrava uma bola, que foi ficando mais quadradinha com o tempo, e hoje estamos nos formatos mais retangulares, 16:9 ,(Widescreen). O Odyssey Lançado em 1972, Re-inventado por "Nolan Bushnell" ainda vivo fundador da Atari (pai dos video games), que mais tarde traria o Atary 2600 que usaria cartuchos com chips contendo jogos e não jumpers. Tecnicamente esse seria o primeiro console devido aos cartuchos substituíveis com jogos diferentes em cada um. 


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