HardGam3r: janeiro 2022

update

clock


Pesquisar Neste Site

Tradutor



segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Sony Compra Bungie


Sony Dona de estudios de cinema e musica alem da plataforma de games PlayStation comprou a bungie. Jogos como destiny passaram a ser da playstation, porem os titulos continuaram disponiveis para xbox. Essa empresa desenvolveu alguns jogos de halo para a Microsoft,  porem quando a empresa se separou da Microsoft, a empresa deixou de ter direitos sobre halo devolvendo todos direitos a Microsoft.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Microsoft Compra Activision


Hoje foi revelado que a microsoft conhecida pelo sistema windows, xbox etc, comprou um dos maiores estúdios atuais, a activision por quase 70 bilhões de dollares. Jogos como call of duty , tony hawks, guitar hero, crash da nova geração ainda continuaram a ser lançados para todas as plataformas por enquanto. Caso aconteça de algum desses jogos se tornar exclusivo com certeza a sony terá uma carta na manga.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

PlayStation VR 2 para PS5 começara a ser produzido na china

Durante a ces 2022 a sony apresentou alguns detalhes sobre o playstation vr 2 para ps5. Confirmado rastreamento ocular e gatilhos adaptáveis alem de um sensor de toque, 4k hdr 120hz, tambem de não precisar de câmera. Provavelmente não será compatível com os jogos vr do ps4. Não é só rastreamento ocular alem de adaptar ao que voce quer ver ele ainda possui FOV de 110º. Brad Lynch (analista de mercado) revela que a empresa Groertek da china foi escolhida para começar a produzir em massa o novo dispositivo de realidade virtual da sony para o playstation 5 e que poderá chegar aos gamers ainda este ano.

Foi apresentado o protótipo de carro da sony alem do protótipo suv. Uma tv 4k oled 120hz com uma compatibilidade extra exclusiva para o ps5, tv essa que emite som em pontos na própria tela. E um home theater de pescoço compatível com áudio 3d do ps5 etc...

sábado, 1 de janeiro de 2022

Melhor TV para a nova geração (PS5, XBOX SERIES)

Se você comprou ou vai comprar um ps5 ou xbox series da nova geração e percebeu que não mudou muita coisa na sua tv e esta pensando em comprar uma tv nova mas não sabe qual, é bem simples vamos direto ao ponto. O PlayStation 5 tem dois modos de funcionamento o primeiro é modo qualidade, o segundo é o modo desempenho. No modo qualidade você usará com HDR Dinâmico e 4k, esse modo é para tvs grandes atuais porem a tv correta é a LG OLED com hdmi 2.1 120hz. (Lembrando que o ps4 slim, pro e xbox one s, x, usam hdr estático). Lembre o hdr é um recurso que quando acionado amenta a paleta de cores mas aumenta tambem o input leg da tv.

Por enquanto essas são as únicas tvs que usam toda a capacidade do ps5, devido a ser oled a profundidade das cores são extremamente fiéis sem contar as cores branca e pretas que são realmente pretas e não cinza como as outras tvs atuais do mercado. Já no modo desempenho é para quem não usa HDR e nem 4k, mas quer muito desempenho, ou seja sem input lag, com tempo de resposta instantâneo e frames por segundo muito mais rápido que o normal o que deixa o jogo muito mais fluido. Isso faz a diferença em jogos multijogador e pode ser o fator dominante entre vencer ou perder. Obs; na pratica um console atual entrega mais qualidade que desempenho, ou seja a teoria diz que tem muita diferença porem ao ligar um ps5 em um monitor você pode acabar preferindo o 4k de uma oled.

Quanto mais FPS mais nítido os movimentos rápidos

Porém muita gente gosta de jogar todos os jogos de uma forma mais fluida e rápido. Por exemplo quem ja jogou no computador durante muito tempo com monitores de alta velocidade em sua maioria não consegue mais jogar jogos em consoles com tvs comuns ou monitores comuns pois causa um grande desconforto nos olhos treinados a mais de 60 fps. Para se ter ideia um desenho causou uma serie de internações de crianças a muito tempo, na época que as tvs lcd chegaram devido a uma cena onde havia muitos flash de luz a 60 fps. Se alguém conhecido seu teve ou tem um quadro de epilepsia só pode jogar a 24 fps ou 30 fps e evitar cenas de flash, essas pessoas não podem usar uma tv oled ou usar o modo desempenho. Abaixo um vídeo mostra quando há um salto de velocidade na tecnologia de tvs e monitores, porem o youtube não tem nada a 120hz ainda, mas é possível notar a diferença de um ps3 a 24fps por exemplo de um ps4 a 60 fps (A maioria de jogos AAA rodam a 30 fps no ps4 normal e slim, alguns ficam a 60 fps no ps4 pro e alguns 60 fps variável no ps4) , já o ps5 no modo desempenho é como a diferença de velocidade de um ps3 para o ps4 porem a diferença é muito maior e mais rápido do que esse vídeo mostra.


Resumindo se você quer desempenho compre um monitor, se você quer qualidade compre uma tv oled lg 120hz. Se você quer desempenho e não quer gastar muito compre um monitor gamer usado. Se você quer qualidade mas não liga para cores perfeitas, vazamento de luz etc... é menos exigente compre uma tv 4k comum ou use sua tv atual mesmo, pois mesmo sem ser 4k ainda é um bom vídeo game, mas vai parecer um ps4 ou ser confundido até com um ps3. Outra boa opção é um projetor de qualidade, por exemplo existe projetor 4k 120hz porem é muito fora da realidade o preço, para se ter ideia daria para comprar 2 oled de 55. Mas não fique abalado, existe boas opções de projetores usados no mercado a preços não exorbitantes, mas você deve saber escolher tambem, por exemplo um projetor não é igual tv não é sempre resolução e pronto. É muito comum encontrar projetores chineses full hd 1080p porem eles não possuem essa resolução nativa realmente como descrito nos anúncios, e a luminosidade que é medida em lumens tambem não segue especificações como descrito nos mesmos, o que fazer então.

Caso queira comprar um projetor barato usado procure marcas oficiais e não chinesas, com pelo menos 2.500 lumens, e o truque para escolher um projetor custo beneficio tambem é na resolução. Resoluções abaixo de hd 1280x800p são muito ruins e quase impraticável na nova geração e até mesmo na oitava ou sétima geração de consoles. Uma resolução 1280 por 800 é muito boa se você não ampliar muito o tamanho da tela, e essa resolução não é muito alto os preços, algo em torno de 1.500 reais usado. Então procure resoluções wxga e nada inferior a isso. Lembre-se esses projetores são hd , não é full hd e nem 4k é uma resolução inferior porem da para se divertir bastante com telas de 80 a 300 polegadas, o que uma tv full hd não conseguiria trazer. Se você quer saber como ficara diminua o brilho e contraste e metade da nitidez da sua tv, chegue bem perto da tv e veja todos detalhes erros que será ampliado em um projetor, você tem que entender que a qualidade é realmente inferior a uma tv comum full hd porem quem senta na primeira fileira do cinema não acharia nada ruim e sim muito vantajoso ter um projetor. Lembre-se o projetor deve ter entrada hdmi. Dica de um inscrito no youtube; projetores tem opções de economia de energia porem diminuindo a luminosidade da lampada assim reduzindo a velocidade do cooler, alem disso tem opções de alta altitude ou parecido que aumenta a velocidade do cooler um pouco, o que ajuda pois projetores costumam esquentar muito mesmo. Outra dica; projetor com cabos muito grandes ou de baixa qualidade podem não funcionar a função hdcp 1.4 (hdmi 1.4) ou hdcp 2.2 (hdmi 2.0 ou 2.1). Se essa função não funcionar seu ps5 ou dispositivo não vai exibir imagem ou ficar oscilando e até com imagem de chuvisco. Tente não ultrapassar 10 metros de cabo e use um cabo recente de alta qualidade pois faz muita diferença mesmo.

Dica se for comprar um monitor novo ou usado; Não compre monitores com tela lcd TFT , ou TN ou VA, escolha com tela IPS Full HD 1920x1080 de resolução, com 1 ms ou menos de tempo de resposta e com hdmi no minimo 1.3, nada abaixo de 23 polegadas.

Existe uma serie de tvs de 2010 que tinham softwares que fazia um 120 fps falso, conhecido na lg como trumotion , philips pmr (perfect motion rate), sony motion flow, samsung motion rate, porem esses softwares geravam uma especie de tearing na imagem distorção da imagem ou imagem quebrada ao meio ou simplesmente não tinha melhoria alguma, mas diz a lenda que existiu uma tv full hd ou 2k da lg que tinha um painel nativo de 120hz, porem quase ninguém que diz ter ela fez um teste demonstrando o desempenho em um console ou qualquer outro teste.

Atualmente para evitar tearing algumas tvs possui o recurso VRR em conjunto com a entrada hdmi 2.1. (se usar um cabo hdmi 2.0  para baixo ou de baixa qualidade não vai conseguir ativar de fato o VRR.) Taxa de quadros variável. Para os consoles de nova geração e da geração anterior, como é amd, VRR é o FreeSync, Para nvidia é o G-sync. Resumindo o efeito tearing é a falta de sincronia dos Fps entre o console e a tv ou monitor. A grande maioria dos novos monitores de pc acima de 75hz possuem FreeSync, G-sync ou os dois.

O Efeito Tearing Ocorre em Segundos

Se você vai ficar muito longe da tv compre uma tv de (42, 47 ou mais para 1.5 metro de distancia) e (55 ou mais para 2 ou 3 metros) pois os novos jogos usam texto pequeno ou detalhes pequenos que vai fazer você ter que levantar do sofá para ler. Esse é um problema para quem não tem uma tv grande ou vai comprar um monitor para o modo desempenho pois monitores gamer geralmente tem 24 a 32 polegadas e podem custar a metade do valor de uma super tv oled que tem valores aproximados de 5 mil reais. Porem tvs 4k comuns podem custar o valor de um monitor gamer de aproximadamente 2.5 mil reais, por isso é bom analisar com cuidado ao comprar um ps5 ou xbox series.


Obrigado a Oscar, Simone, Gustavo e Murilo por ter contribuído para boa parte dessa matéria.